Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar
 

CONSTELAÇÃO FAMILIAR

A constelação familiar é uma técnica terapêutica baseada na filosofia de Bert Hellinger que busca identificar e resolver dinâmicas familiares problemáticas.
Um facilitador guia a sessão, onde o cliente escolhe representantes para membros da família ou conceitos (como amor ou doença) e os posiciona no espaço.
A posição dos representantes, seus sentimentos e as interações revelam dinâmicas familiares ocultas. Ao reajustar as posições e expressar frases de cura, a técnica visa trazer harmonia e uma nova perspectiva para o sistema familiar.

Além de sua aplicação prática, ela se sustenta sobre pilares conceituais que orientam o processo e a compreensão das relações humanas:
Pilares da Constelação Familiar

  1. Hierarquia ou Ordem de Chegada
    Este princípio estabelece que aqueles que vieram primeiro em um sistema familiar (como os avós antes dos pais, e os pais antes dos filhos) têm prioridade. Quando a hierarquia é respeitada, a energia flui de forma saudável através das gerações. Problemas surgem quando essa ordem é subvertida, por exemplo, quando um filho assume responsabilidades que pertencem aos pais.

  2. Pertencimento
    Todos os membros de um sistema familiar têm o direito de pertencer, independentemente de seus atos ou do que a família pense deles. A exclusão de um membro, seja por motivos de vergonha, brigas ou até mesmo mortes não resolvidas, cria uma lacuna no sistema. Alguém nas gerações futuras pode, inconscientemente, “representar” o excluído, repetindo padrões ou manifestando problemas que não lhe pertencem.

  3. Equilíbrio entre Dar e Receber
    Este pilar governa a troca nas relações. Para que um relacionamento seja saudável, deve haver um equilíbrio entre o que se dá e o que se recebe. Quando uma pessoa dá demais ou recebe de menos, o relacionamento se desequilibra e pode levar a ressentimento e ruptura. A única exceção é a relação entre pais e filhos, onde os pais dão (vida, cuidados) e os filhos não conseguem retribuir na mesma medida, passando a gratidão adiante para seus próprios filhos.
    Esses três pilares, quando compreendidos e aplicados, ajudam a trazer ordem, inclusão e equilíbrio para o sistema familiar, permitindo que os indivíduos se libertem de emaranhamentos inconscientes e vivam de forma mais plena e autônoma.

Fale Conosco
1
Fale Conosco